Páginas

[ Resenha ] Violetas ao Vento - Jessica Anitelli

em sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Titulo: Violeta ao Vento
Autora: Jessica Anitelli
Editora:  Rico Editora
Numero de Paginas:  268
Compre: E-book/ Físico 
Sinopse:"Se você passar um dia por Violeta e a vir conversando alegre com Thamires ou lançando olhares apaixonados para Ricardo, nunca imaginará o que aquela menina doce e gentil esconde em seu coração. Pois, em casa, fora dos olhares alheios, onde lhe são arrancados os sonhos de menina e a dor lhe toma o rosto, é que a jovem perde as esperanças de que a vida melhore.
Ali, naquele ambiente hostil e violento, ninguém vê Violeta chorar ou ouve os gritos de dor da mãe… Ninguém impede que o pai continue com as agressões, nem mesmo que o irmão assista a tudo, impassível, como se tratar as mulheres da casa com desprezo e crueldade fosse algo banal, comum. Como se a feminilidade que carrega em si fosse uma doença.
É através dos poemas que Violeta procura esquecer as marcas do corpo e o medo de que, um dia, ela e a mãe não sobrevivam. A jovem encontra nos versos um esboço da dor, da transformação, do seu novo eu. Percebe que, ao se ver refletida naquelas palavras, pode enxergar também uma esperança de um futuro melhor. E, assim, ela tenta se redescobrir e, mais que sobreviver, lutar de peito aberto contra aquilo que a aprisiona, bem como sua mãe.
Nessa nova busca por se tornar a mulher que sempre desejou, Violeta fará uma jornada emocionante e dolorosa em busca de se empoderar, de amar e de se permitir, com acertos e erros, dúvidas e paixões, nem sempre correspondidas. Emocione-se com esse romance jovem, forte e poderoso, escrito pelas mãos – e pelo coração – de Jéssica Anitelli. E lembre-se de que, infelizmente, sempre pode existir uma Violeta perto de você, com uma história para contar."








Nesse livro conhecemos Violeta uma jovem de 17 anos que  mora com seu irmão e seus pais e que passa por diversas situações difícil na sua casa. Violeta, e sua mãe freqüentemente sofrem agressão tanto física quanto verbal por Mauricio, seu pai completamente machista.

Violeta não agüenta mais todo dia ter que lidar com isso e junto ver sua mãe sofrendo, então ela tenta encontrar uma saída, mas sua mãe não dá nenhum suporte para sair desse relacionamento abusivo.


A protagonista sabe que não pode contar com sua mãe, então “desiste” e vai se fechando cada vez mais, entrando até em estado de depressão por não encontrar respostas para tanta tortura e sofrimentos.

As únicas pessoas que Violeta sabe que pode contar é com Ricardo e Thamires seus amigos, mas não compartilha o que sofre dentro de casa, muito pelo contrário Violeta bota um sorriso no rosto e segue adiante.

Durante o decorrer dos tempos Violeta vai se aproximando cada vez mais de Ricardo, e vai nascendo um sentimento  maior que amizade. Ricardo vê Violeta apenas como amiga, então no ponto de vista da protagonista o melhor a se fazer é guardar isso para si mesma.

Agora Violeta não tem apenas um problema, e decide confrontar seu pai já que sua mãe não se posiciona em relação a isso. Será que ela vai conseguir?E quanto a Ricardo ?

Eu fiquei com muita dó da personagem inúmeras vezes tive que parar de ler, pois sentimos a dor da personagem, entramos dentro da historia. O livro aborda um tema bem popular sobre relacionamento abusivo, no qual muitas mulheres passam e algumas aceitam caladas.

Não devemos fazer igual a mãe de violeta, ser agredida e ficar quieta, devemos  enfrentar essa situação que não é nada fácil e dar a volta por cima. 

Gostei muito dos amigos de Violeta, e ao contrário deles fiquei com muita raiva do pai de Violeta.

A escrita da autora é super leve mesmo sendo um tema mais difícil de se falar, ela abordou muito bem o tema colocando muitos detalhes que é o que faz o leitor se prender a história e compreender bem o tema, afinal super recomendo.






10 comentários:

  1. Confesso que não conhecia a autora nem o livro, mas fiquei muito curiosa. Acho o tema muito interessante e é mesmo importante abordá-lo, para que saibamos como lidar! Parabéns pela resenha!
    Beijo

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Vale muito a pena apostar nesse livro

      Excluir
  2. Esse livro deve ser lindo. Seu enredo deve ver emocionante e surpreendente. Fiquei curioso para com sua leitura. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Primeiramente, que capa linda. Estou verdadeiramente encantada pela delicadeza e o título caiu super bem.
    Enfim, além de ter me apaixonado pela capa, sua resenha despertou meu interesse e ue já peguei o ebook.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gosto muito de obras que trazem este assunto de violência doméstica para discussão, pois é um tema que precisa ser mais discutido e alertado. É difícil ver as mulheres aceitando esta violência, mas entendo completamente o que as fazem tomar esta decisão. Já quero ler, principalmente por saber que conseguimos sentir a dor da personagem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Esse ano li um livro que tratava sobre violência doméstica e é algo que parte meu coração. Fico pensando no que passa pela cabeça de outra pessoa para machucar tanto alguém. Acredito que a história tenha seu jeito de ser linda e espero que o desfecho seja feliz.
    Gostei bastante da sua resenha e sim, é necessário sempre que possível reforçar que todo mundo que sofre agressão pode e deve procurar ajuda.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro que a capa é breathtaking. Parece ser uma história bastante sensível e forte ao mesmo tempo, fiquei curiosa pela personagem, gosto de personagens assim.

    ResponderExcluir
  7. livros que falam sobre relacionamento abusivo sempre me deixam apreensiva, mas achei a capa linda e gostei da sua resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Tua resenha da a impressão de que este é um livro super denso. É importante que a literatura aborde cada vez mais temas como machismo, relacionamento abusivo, depressão... Só conhecendo os meandros que envolvem cenários assim é que a gente consegue transformá-los.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia por alta mas não tinha me aprofundado em nada sobre ele, confesso que sua resenha me surpreendeu a respeito dessa obra

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Atualizações do Instagram

Topo