Páginas

[ Resenha ] A Lista Negra - Jennifer Brown

em sábado, 20 de outubro de 2018


Titulo: Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Páginas: 271
Editora: Gutemberg 

Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. ATingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A Lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A Lista que ele usou para escolher seus alvos. AGora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. ASsombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A Lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. UM livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. ENfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.









Este livro vai contar a história da Valerie e do Nick, eles namoram e são a base um do outro, compartilham tudo entre si, desde os apelidos que recebem até as pessoas que os magoaram.

“Em um dia péssimo para mim, tudo o que eu queria era devolver o mal para cada um daqueles que estavam estragando o meu dia. Então tive a ideia de escrever seus nomes em um caderno como se fosse uma espécie de boneco de vodu ou coisa parecida”

Os dois sofriam muito bullying na escola, e para extravasar esse sentimento de raiva Valerie cria essa tal Lista Negra, na qual pessoas que fazem bullying estão presentes. Essa lista vai crescendo a cada dia que passa, até que ela decide compartilhar com  Nick, que aumenta ainda mais.

“Todos os dias, na aula de álgebra, nós pegávamos o diário e escrevíamos os nomes de todas as pessoas da escola que odiávamos em segredo.”

Só que o que Valérie não imaginava, é que essa lista iria tão longe e que causaria algo tão grave, porque ao contrário dela, Nick levava a sério a lista, ele queria matar todas as pessoas presentes na lista.

“E foi assim que começou a famosa lista negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustação. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava”.

E foi através dessa conversa, em um dia normal de escola, Nick coloca fogo na cantina da escola. Onde morre muitas pessoas.




O livro já começa falando sobre o incêndio que teve no Colégio Garvin. Esse livro é narrado de três perspectivas diferentes: A primeira é em forma de manchete, onde relata cada aluno que foi morto, a 2 é a narrativa do passado, onde temos flashbacks de Nick e Valerie, que nos mostra como era o relacionamento dos dois antes de tudo acontecer. E a 3 narrativa é a do presente, que nos mostra a Valerie tentando superar o que aconteceu, e tendo que lidar com as acusações de ela ter sido a autora de tudo.

Então caros leitores, ai vai uma pergunta: Será que depois de tudo que aconteceu Valerie consegue superar o que aconteceu?

É um livro maravilhoso, que nos ensina muito sobre superação, e o mais importante que é respeitar as pessoas, e não fazer ninguém ser inferior a você, porque somos todos iguais. É uma leitura muito fluida, impossível de largar, e apesar de tudo Um romance que eu amei. Chorei muito com esse livro, por isso recomendo muito. 



Obs: Feito por Ana Caroline

Um comentário:

  1. A narrativa parece ser bem pesada, o tema é muito interessante principalmente para pensarmos essa questão do bulliyng.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Atualizações do Instagram

Topo