Páginas

[ Resenha ] O Reino das Vozes que não se Calam - Shopia Abrahão

em sexta-feira, 17 de janeiro de 2020


Titulo: O Reino das Vozes que não se Calam
Editora: Rocco.
Gênero: Fantasia/ Literatura Brasileira.
Número de páginas: 285.
Sinopse:
 “Se você encontrasse um lugar onde todos o aceitassem… Seria capaz de abandoná-lo? Sophie se esconde de todos e de si mesma: insegura, não consegue enxergar sua beleza e talento, e sente dificuldade em se relacionar com os outros. Seu dia a dia se perde entre os caminhos tortuosos dos que convivem com a depressão e o bullying, e a jovem aos poucos vai se fechando na escuridão de seus pensamentos. Desamparada e sem coragem de lidar com seus problemas, ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas se tornam reais. Um local colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre a realidade e a fantasia, Sophie contará com a ajuda preciosa de um rapaz comum e uma guardiã encantada, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão decidir se vale a pena enfrentar seus medos ou viver em um eterno conto de fadas.”




“Ela era apenas uma garota como todas as outras. Uma jovem com poucos 
amigos e uma grande criatividade.”

Em o Reino das vozes que não se calam conhecemos Sophie, uma garota bem sozinha, incompreendida e bem reservada que sofre bullying por ser magra e ruiva. Em uma festa do colégio Sophie e Ana (sua única e melhor amiga) brigam e ela se sente humilhada e magoada. Depois de sair correndo da festa e chorar até pegar no sono, Sophie acorda em um mundo mágico e neste mundo ela se depara com vários seres fascinantes (bruxas, elfos, fadas, fênix e até plantas que falam...) esses seres se chamam tirus demonstram um amor muito especial e profundo por ela. Sophie também descobre que a rainha desse Reino é sua avó! E que será ela a substituir esse posto. Um fato interessante é que nesse 
Reino todos usam uma espécie de cartola que diz impedir de lerem seus pensamentos.





“Ninguém pode fazer outra pessoa feliz. Nós precisamos encontrar a nossa própria felicidade. Eu nunca achei que fosse digna de ser feliz. Esse sempre foi o grande problema.”

A partir daí Sophie vive desejando voltar ao Reino, ela vai e volta sem saber como, pois a magia do lugar simplesmente a chama e a devolve ao mundo real. Sophie se pega desejando ficar nesse mundo para sempre, pois não quer lidar com o mundo lá fora, e para isso ela precisara descobrir 3 enigmas e completar 
3 tarefas relacionadas ao desafio. 

O que Sophie não esperava era que sua realidade fosse mudar, ela conhece um garoto chamado Léo que veio transferido de outra cidade. Eles acabam percebendo que tem várias coisas em comum, despertando o interesse do rapaz que inicialmente pensa não ter chance com ela. Aos poucos eles se conhecem cada vez mais e Léo percebe o cuidado que precisa tomar pois Sophie carrega consigo diversas emoções. Sophie também conta com a ajuda de Mônica que estuda em seu colégio e entende de tarô, surgindo aí quem sabe uma amizade. 

Bom, chegou o momento de decisão na vida de Sophie. Ela precisa escolher entre: viver o resto da vida com sua avó e os Tirus que a amam  incondicionalmente, abandonando seus pais e Léo, que se mostrou ser um  garoto muito cativante conquistando o amor de Sophie, ou viver em nosso  mundo e nunca mais ver o reino das vozes que não se calam e uma forma de amor sem comparações.

Desde a primeira vez que a vira, sabia que ela era como um passarinho com asas quebradas. Não queria conserta-las, mas gostaria de tentar encorajá-la a se curar e voar.”

Falando um pouco sobre o livro eu realmente gostei bastante, eu já gostava da Sophia Abrahão, porém nunca soube desse seu dom para escrita e sobre a Carolina Munhoz eu nunca tinha lido nada dela, mas confesso que fiquei tentada a conhecer um pouco mais de suas obras.

É incrível como elas conseguem abordar tantos temas pesados de uma maneira “leve". Sophie é uma menina que carrega muitos traumas, sofre bullying por conta de sua aparência, se sente incompreendida e de alguma forma eu me identifiquei com Sophie em alguns aspectos,pois todos sabemos o quanto a escola pode ser cruel.

O Léo é um amorzinho, um garoto incrivel que esta sempre apoiando Sophie e decide ficar ao lado dela mesmo sabendo de suas inseguranças e traumas. E a Mônica vai dar um toque de diversão no livro, mas é uma garota muito legal e vai ser fundamental sua ajuda
para Sophie em alguns momentos.

São abordados temas como suicídio, Bullying e o modo como ele afeta a vida de uma pessoa. É interessante pois mesmo sendo um livro com temas sociais não fica pesado para se ler, elas conseguem trazer a tona esse assunto de maneira que ao ler você não se se sinta angustiado.

Já deixo em aviso que pode conter gatilhos emocionais assim comovários livros que abordam temas assim.      

Também conta com referências a Harry Potter e não pude deixar de notar também a semelhança com Alice no país das maravilhas. O final foi meio inesperado pois quando pensamos ter certeza de sua decisão ela nos surpreende. 

O Reino das vozes que não se calam possui uma continuação que nos mostra uma Sophie jovem, que passou da adolescência, já adulta e posso adiantar que podemos esperar coisas boas e ruins. A capa e a diagramação está perfeita, a escrita é muito boa, viciante, não sosseguei até acabar.

O livro também conta com playlist de músicas encontradas no final do livro. Volto em breve com a continuação

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu tenho esse livro há algum tempinho já, mas ainda não consegui lê-lo. Adorei tua resenha e fiquei curiosa para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tudo bem?

    Não sabia que este livro aborda temas importantes como suicídio e Bullying. Eu vou adicionar na minha lista de desejados, para conhecer essa história melhor. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Caroline, tudo bem?
    Sinceramente, não vejo esse livro sendo muito resenhado na blogosfera apesar da proposta dele ser bem interessante e meio diferenciada, considerando os detalhes da mesma. Sem contar os temas abordados que sem dúvida precisam ser falados e discutidos nesses tempos que andamos vivendo.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Atualizações do Instagram

Topo