Páginas

[ Resenha ] O Assasinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie

em domingo, 12 de maio de 2019

Título: O Assassinato de Roger Ackroyd
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 296
Sinopse: "Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila. Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime"





O assassinato de Roger Ackroyd, lançado em 1926, foi o livro que levou Agatha ao sucesso. Montado por um enredo envolvente e um final surpreendente que, causa polêmica até hoje.

A história se passa na fictícia vila de King's Abbot na Inglaterra, acompanha a investigação do assassinato de Roger Ackroyd, comandada pelo famoso detetive Hercule Poirot com o auxílio do doutor Sheppard e o inspetor Reglan.

Eles tentam desvendar o grande mistério que cerca a morte do milionário e no meio disso, muitos segredos veem atona. Narrado pelo Dr. James Sheppard, o livro começa com a morte de Dorothy Ferrars e logo em seguida ele nos apresenta os outros personagens da estória, a mexiriqueira irmã do Sheppard, Caroline, a Governanta da casa de Roger, Elizabeth Russel, o próprio Roger, descrito como um homem poderoso e cheio de posses. Entre outros intrigantes personagens, e claro, nosso belga preferido, Hercule Poirot, que não importa onde vá, sempre é perseguido pelo ofício. Em geral, o livro me agradou muito.

Apesar de ser um suspense que se passa na década de 20, a história se desenrola muito bem e por ter algumas reviravoltas ela não me deixou entediada, característico dos livros da Agatha, ela sabe prender o leitor e não deixar o suspense maçante. Cada página é um prato cheio. 

Todos os personagens ali, são necessários e muito bem montados, cada um com seu papel no desenvolvimento do mistério. Nos envolvemos muito na trama de cada um. 

Devo ressaltar que gostei muito da Caroline e Hercule Poirot, está excepcional Agatha Christie nos apresenta um suspense envolvente e cheio de reviravoltas. Um final satisfatório ao que o leitor espera e com certeza irá se satisfazer com o revelação do mistério. Uma ótima porta para o leitor que quer ter o primeiro contato com as obras dela e ler outros livros da autora e para os já familiarizados com suas obras, será mais um livro para amar da nossa maravilhosa rainha do crime.

2 comentários:

  1. menina eu amo esse livro! Eu na verdade sou apaixonada por tudo que a Agatha faz, eu sou muito fã dela!
    Eu amei a história desse livro e fui muito tapeada pelo final! Eu fiquei doida quando descobri o assassino e dei um grito! Amei sua resenha, leia mais agatha! <3

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Atualizações do Instagram

Topo