Páginas

[ Resenha ] Estilhaça-Me - Tahereh Mafi

em quarta-feira, 22 de maio de 2019


Titulo:  Estilhaça-me
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Tenho uma maldição(Tenho um dom)
Sou um monstro(Sou sobre-humana)
Meu toque é letal(Meu toque é poder)
Sou a arma deles(Lutarei contra eles)

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser uma guerreira.



 Juliette nunca foi uma garota normal, seu toque é letal, nas poucas vezes que tocou alguém, a pessoa morreu ou sentiu uma dor descontrolada. Seus pais perceberam  assim como as pessoas com quem ela conviveu, perceberam e  não conseguiram aceitar o fato dela ser diferente, tratavam ela como um monstro, fazendo com que seus pais tomassem a decisão de entrega-la para o Restabelecimento.

" Estou aprisionada a 264 dias.
 Não tenho nada se não um caderno e uma
 Caneta quebrada e os números na cabeça
 Para me fazer companhia. Uma janela. Quatro paredes. Espaço de 1,48m2. Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não fiz uso em 264 dias de isolamento.
 Seis mil, trezentos e trinta e seis horas, desde que toquei outro ser humano."



 Quando Adam, um rapaz bonito e forte passa a dividir a cela com Juliette, ela se surpreende, pois não faz sentido ter um companheiro de cela, sento considerada tão perigosa. A situação lá fora não é nada boa, o mundo está sendo destruido, a água e os alimentos estão escassos, o governo foi Tomado pelo Restabelecimento, um grupo que veio com a promessa de resolver a situação, porém, abusa do poder e explora os fracos.

Quando Juliette descobre sobre os planos de Warner para ela, e o porque de Adam estar ali, ela precisa lutar para ter a liberdade que sempre quis.

Estilhaça-me é uma distopia apaixonante, na primeira parte a autora nos conta um pouco de como está a vida de Juliette, como ela está se sentindo e lidando com a situação. Os pensamentos de Juliette também é mostrado, porém, riscados nos mostrando o quanto a personagem está confusa e se nega a falar em voz alta guardando para si.

Confesso que no inicio a leitura foi um pouco massante, pois foi mais focado em detalhar os sentimentos de Juliette, suas angustias e medos, foi legal a forma como consegui me colocar no lugar dela e ver um pouco como se sentia, achei que ela poderia ter revidado os maus tratos que sofre, ela pensa em todos menos nela mesma, aparendo ser fragil demais

  " Passei minha vida dobrada entre as páginas dos livros. Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com as personagens de papel. Vivi amor e perda por meio de histórias enredadas, experimentei a adolêscencia por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão; pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricada por meio da ficção".

 É um livro cheio de metáforas para serem refletidas, intercalando um pouco de ação. Sobre o romance com Adam, confesso que não me chamou tanta atenção, acredito que por ter pegado um spoiler acabei por ter uma outra impressão sobre ele. Adam é o equilibrio de Juliette, corajoso e cavalheiro, nosso moçinho tenta a todo momento salva-la.

"Pergunto me se ele sabe que está segurando meu coração em suas mãos".

Falando um pouco sobre warner, nosso vilão. Apesar de ser frio e impetuoso, em alguns momentos me permiti entender um pouco  suas atitudes, e me afeiçoar a ele. Confesso ter uma quedinha pelos vilões rs.

No mais é isso, achei intrigante a narrativa detalhista e profunda que a autora usou, nos permitindo sentir um pouco de como era estar no lugar de Juliette por alguns momentos.














5 comentários:

  1. Também tenho uma queda pelos vilões haha
    Li esse livro logo que lançou aqui no Br e de primeira, também achei o começo meio massante. A Juliette era muito coitadinha e eu teria revidado tudo o que a fizeram passar. Também não senti uma conexão mto grande entre ela e o Adam. Apesar de ter lido todo o livro e de ter a trilogia, eu não li os livros 2 e 3 porque esse não me cativou tanto. Depois foi me lembrando de X-Men e aí que perdi o foco mesmo kkkk mas não é uma leitura ruim. E essa capa dele é linda, né? <3

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar super bem dessa série de livros, mas ainda não tive oportunidade de ler e no momento estou querendo ler gêneros diferentes. Ótima dica de leitura, gostei bastante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Livros com esse enredo sempre me encanta! Nunca tinha escutado falar sobre ele mas a história parece que vai me prender e muito! Vou colocar ele na lista de leitura porque preciso descobrir como foi o desenrolar dessa história! Bjs <3
    Jéssica S.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro, preciso ler as continuaçoea. Kkk e Realmmente eu concordo você... Também tenho uma quedinha por vilões. Kkk
    Bjus,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu post, eu nunca li este livro. Parece ser bom !

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Atualizações do Instagram

Topo