Páginas

[ Resenha ] Extraordinário - RJ Palacio

em terça-feira, 25 de dezembro de 2018


Título: Extraordinário 
Autor: RJ Palácio
Editora: Intrínseca
Páginas:320
Sinopse:
“August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.”










Extraordinário conta a história de August Pullman, um garoto de 10 anos, que vive em Nova York, mora com seus pais e sua irmão Via. August nasceu com uma síndrome genética, e por conseqüência, possui uma deformidade facial. 

"Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.''


August nunca freqüentou uma escola por conta das varias cirurgias seguidas feitas em seu rosto. Por conta desses problemas de saúde, seus pais lhe ensinavam o que podia em casa, até decidirem que é hora de mudar, matriculando o garoto em um colégio particular.

“A questão é que todos temos que lidar com os dias ruins.”



Após muita resistência, Auggie  acaba aceitando frequentar a escola, afinal ele não passará por mais uma cirurgia tão cedo. Então Auggie começa a  freqüentar o 5°ano do ensino fundamental na sua nova escola. August passara por várias experiências e  desafios ao longo de sua trajetória desde piadas até olhares cruéis, até todos perceberem que não importa a aparência que ele tenha, e sim que é uma criança a todas as outras.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”





O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalados por vários personagens, como sua irmã amigos etc. Eu particularmente prefiro, pois não vemos só um lado da 
história e sim o que cada um pensa ou diz.

O autor me surpreendeu, pois achava que seria mais um livro sobre um personagem que sofre bulliyng, diferente disso enxergamos  Auggie como  uma criança diferente por ser  madura, doce, gentil, e que mesmo com vários colegas o rejeitando por sua aparência continua lutando para que isso mude algum dia .

Vemos como sua familia o trata com todo amor e carinho, sempre apoiando ele e dando suporte/resistencia para que ele não desista e sim continue mesmo com todas essas dificuldades de aceitação.

Podemos ver  também  Via (irmã do August) como ela se sente deslocada por seu irmão mais novo ter toda a atenção dos pais desde que ele nasceu . Porem mesmo sem querer, vemos as  dificuldades da personagem na questão do  relacionamento com seus pais  e  como ela se sente sozinha por conta disso.  

Apesar do livro ser  grande tem muito conteúdo se tornado assim uma leitura fluída e rápida. As letras tem um espaçamento e tamanho  legal, sem dúvidas super vale a pena apostar nessa leitura e conferir o filme que assim como o livro é maravilhoso. 

Para finalizar, o livro Extraordinário vai te fazer chorar, sorrir e o principal amar ao seu próximo, independentemente de como ele seja.  Ame mais e julgue menos.


"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida." 


9 comentários:

  1. ah faz muito tempo que tenho curiosidade em ler esse livro, parece mesmo mt maravilhoso, fiquei ainda mais curiosa com sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia tudo bem?
      Que bom que a minha resenha te despertou curiosidade, leia, voce vai amar assim como eu. Apos ler não esqueça de me contar o que achou!
      Beijos

      Excluir
  2. Compartilho da mesma opinião que você! Me emocionei muito ao ler o livro e li ele muito rapidamente!

    ResponderExcluir
  3. Heey, Laura!
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro, ia até pegar emprestado com minha irmã porque a história é muito boa! Faz refletir sobre tudo a sua volta! Peguei uns spoilers com minha irmã rs.

    Um grande beijo ♡

    www.jaquedelua.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas já li várias resenhas positivas. Engraçado que não me lembro delas terem mencionado os diversos narradores. Como você, também gosto mais de narrativas assim, confio mais nelas =)

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é minha paixão, eu sempre choro aushaush Auggie é um menino encantador e você se emociona com sua história.
    Amei sua resenha, parabéns <3

    beijão
    www.umajornadacomcafe.com

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Atualizações do Instagram

Topo